Câmara Municipal sedia 8° Encontro Regional da Coleta Seletiva

Inclusão socioeconômica dos catadores e gestão integrada de resíduos sólidos estão no centro dos debates
Câmara Municipal sedia 8° Encontro Regional da Coleta Seletiva

Foto: Allan S. Ribeiro

Nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, a Câmara Municipal receberá o 8o Encontro Regional da Coleta Seletiva. O evento é organizado pela Central de Cooperativas Anastácia em parceria com o Fórum Permanente de Economia Solidária da Câmara Municipal, presidido pela vereadora Gláucia Berenice (PSDB). Entre os temas do encontro estão a inclusão socioeconômica dos catadores  e a gestão integrada de resíduos sólidos na região metropolitana de Ribeirão Preto.

Entre os debatedores confirmados está o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas. Estão também confirmadas as presenças do secretário municipal do Meio Ambiente, Otávio Okano e representantes do Ministério Público e OAB.  Os debates terão início a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal.

A Rede Anastácia de Cooperativas de Catadores de Materiais recicláveis, organizadora do encontro, é composta por 11 cooperativas distribuídas entre as cidade de Ribeirão Preto, onde funciona a cooperativa Mãos Dadas, Morro Agudo, Orlândia, São Carlos, Ituverava , Batatais, Rio Claro, Araraquara, Piracicaba e Sertãozinho.  Sua estruturação visa a articulação entre as cooperativas, o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários e compartilhamento de informações sobre compra de insumos, venda de material reciclável e aquisição de novas tecnologias de coleta e produção.

Por Assessoria Gláucia Berenice